
Dirigido por Tom Hooper (de Maldito Futebol Clube), The King's Speech, estrelado por Geoffrey Rush como uma espécie de “fonoaudiólogo” do rei de George VI, interpretado por Colin Firth, ganhou o cobiçado prêmio de Melhor Filme Eleito pelo Público, no 35º Festival Internacional de Cinema de Toronto.
O Festival permite que o público vote pelo filme que mais gostou. Foram mais de 250 longas exibidos nesta edição que começou no dia 9 de setembro.
A imprensa especializada e o mundo da indústria do cinema qualificaram a 35ª edição do Festival como uma das melhores na história do festival. Durante dez dias, a organização exibiu 339 filmes (258 longas e 81 curtas) procedentes de 59 países. Destes filmes, 112 foram estreias mundiais.
Além disso, mais de 500 diretores e atores de todo o mundo desfilaram por Toronto. O Festival também é considerado uma prévia do Oscar e é quando são iniciadas as campanhas para as nominações do festival americano.
Na trama, um jovem rei (Colin Firth) relutantemente assume o trono depois que seu irmão, Edward (Guy Pearce), abdica. Considerado incapaz de governar por conta de uma gagueira nervosa, o monarca despreparado precisa reencontrar sua voz com a ajuda do “terapeuta da fala” Lionel Logue (Geoffrey Rush) e levar o país ao combate contra os alemães na Segunda Guerra Mundial. O elenco ainda conta com os astros Michael Gambon (Rei George V), Timothy Spall (Winston Churchill) e Helena Bonham Carter (Rainha Elizabeth).
O filme será distribuído pela Paris Filmes em 11 de fevereiro, duas semanas antes da entrega do Oscar 2011.