terça-feira, 21 de setembro de 2010

Grande vencedor do 35º Festival Internacional de Cinema de Toronto é da Paris Filmes


Dirigido por Tom Hooper (de Maldito Futebol Clube), The King's Speech, estrelado por Geoffrey Rush como uma espécie de “fonoaudiólogo” do rei de George VI, interpretado por Colin Firth, ganhou o cobiçado prêmio de Melhor Filme Eleito pelo Público, no 35º Festival Internacional de Cinema de Toronto.

O Festival permite que o público vote pelo filme que mais gostou. Foram mais de 250 longas exibidos nesta edição que começou no dia 9 de setembro.

A imprensa especializada e o mundo da indústria do cinema qualificaram a 35ª edição do Festival como uma das melhores na história do festival. Durante dez dias, a organização exibiu 339 filmes (258 longas e 81 curtas) procedentes de 59 países. Destes filmes, 112 foram estreias mundiais.

Além disso, mais de 500 diretores e atores de todo o mundo desfilaram por Toronto. O Festival também é considerado uma prévia do Oscar e é quando são iniciadas as campanhas para as nominações do festival americano.

Na trama, um jovem rei (Colin Firth) relutantemente assume o trono depois que seu irmão, Edward (Guy Pearce), abdica. Considerado incapaz de governar por conta de uma gagueira nervosa, o monarca despreparado precisa reencontrar sua voz com a ajuda do “terapeuta da fala” Lionel Logue (Geoffrey Rush) e levar o país ao combate contra os alemães na Segunda Guerra Mundial. O elenco ainda conta com os astros Michael Gambon (Rei George V), Timothy Spall (Winston Churchill) e Helena Bonham Carter (Rainha Elizabeth).

O filme será distribuído pela Paris Filmes em 11 de fevereiro, duas semanas antes da entrega do Oscar 2011.